Início > Blog > Classes de incêndio e seus extintores

Classes de incêndio e seus extintores

As distintas classes de incêndio são dividas conforme o material combustível. Automaticamente, ao dividirem-se as classes de incêndio, é determinado o tipo de extintor que deve ser usado no combate ao fogo.

Classes de Fogo:

Classe A – Materiais sólidos, como madeira, papel, tecido, etc. Esses materiais deixam resíduos quando queimados, queimam em superfície e em profundidade.
Classe B – Líquidos, inflamáveis, graxas e gases combustíveis. Esses materiais não deixam resíduos quando queimados e queimam somente em superfícies.
Classe C – Equipamentos elétricos energizados, como máquinas elétricas, quadros de força, etc. A extinção deve ser realizada por agente extintor que não conduza eletricidade.
Classe D – Metais pirofóricos, como magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio, urânio e zircônio. – muito utilizado nas indústrias.
Agentes extintores:

Pó Químico – Quebra a reação em cadeia, cortando o processo de combustão. Há múltiplas composições de pós, divididas em tipo BC (líquidos inflamáveis e energia elétrica); ABC (múltiplo uso, polivalente para fogo em sólidos, líquidos inflamáveis e eletricidade); e D(metais combustíveis).
Halogenados – Compostos químicos que provocam a quebra da reação em cadeia. Também agem por abafamento. Não prejudicam equipamentos eletrônicos. São aplicáveis para as classes de fogo A, B e C.
Gás Carbônico (CO2) – Age por abafamento e por resfriamento. É um gás sem cheiro, sem cor e não conduz eletricidade, sendo recomendado na extinção de fogo classes B e C. É asfixiante e por isso deve-se ter cautela no seu uso em ambientes pequenos.
Espuma Mecânica – Age primeiro por abafamento e resfriamento. É ideal para extinguir fogo classe B. Também é eficiente na extinção de fogo classe A.
Água – Age inicialmente por resfriamento. Sua ação por abafamento ocorre devido à sua capacidade de transformação em vapor, específico para classe A.

Fonte: Diário do EPI